quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Minha Cidade:Valência

Valência


Terceira maior cidade de Espanha, Valência possui um clima quente, exuberante vida nocturna, um espectacular festival (Las Fallas), esplêndidos monumentos e o mais moderno complexo cultural e científico da Europa.
·  Fundada pelos romanos em 138 aC, a cidade fica numa fértil planície do litoral (la huerta), conhecida pelas suas laranjas e produtos hortícolas.
·  O visitante encontra inúmeros motivos de interesse na cidade, desde a Catedral, com a sua mistura de estilos, ao Museu de Belas Artes (com obras de El Greco, Goya e Velázquez, entre outros), o Palau de la Generalitat (palácio do século XV e agora sede do governo regional), ou La Lonja, magnífico edifício quinhentista da antiga Bolsa de mercadorias, declarado Património Mundial pela UNESCO.


Museu de Belas Artes

O prédio histórico que alberga o museu foi na sua origem o colégio San Pío V, fundado em 1683 pelo Bispo de Valência, o frade Juan Tomás de Rocaberti.
 Suas traças são obra do arquiteto Juan Bautista Pérez Castiel, mestre-de-obras da Catedral. A construção foi realizada entre 1728 e 1746 e derribada em 1925.
 Após a desamortização, o prédio teve diferentes usos: Academia Militar de Cadetes, armazém de provisões do Exército, Hospital Militar até que em 1940 volta a ser a sede do museu.
 O percorrido artístico começa com a seleção dos chamados Primitivos Valencianos que abrange de finais do século XIV até princípios de XVI com artistas tão representativos como Alcanyis, Nicolau, Jacomart e Reixac, entre outros.
 Também se destaca a escola valenciana com Joanes, os Ribalta, Espinosa, Vicente López, Sorolla, Pinazo e outros. Também tem obras de Pinturicchio, Andrea del Sarto, Van Dyck, Murillo, Velázquez, El Greco e Goya.
 Conta também com uma interessante mostra de arte contemporânea, um pavilhão de escultura e coleção arqueológica.
   
Cidade das Artes e das Ciências
Localizado no antigo leito do Rio Turia, se ergue um dos complexos científico - culturais mais importantes do mundo europeu: a Cidade das Artes e Ciências, construída por Santiago Calatrava e Felix Candela.
A construção do conjunto se inicia em 1990, quando a "Generalitat Valenciana"(prefeitura de Valencia) promove toda uma série de intervenções urbanísticas para a incorporação de Valencia ao Terceiro Milênio, e como meio de recuperação da área urbana localizada entre o antigo leito do Turia e a autopista de Saler.
O projeto estava inicialmente composto por uma Torre de Telecomunicações, um planetário (o Hemisferic) e o Museu das Ciências Príncipe Felipe. Posteriormente o projeto foi alterado, substituindo a construção da Torre pelo Palácio das Artes, ainda em execução.

Autor: Diogo Alves

Património de Valência

Sem comentários:

Enviar um comentário