sábado, 12 de março de 2011

Exposição "Operações Especiais" de Jorge Molder

O antigo edifício dos CTT de Castelo Branco recebe a primeira exposição de fotografia de Jorge Molder após a conquista do Prémio EDP 2010.

A exposição do fotógrafo português marca a abertura ao público do novo espaço cultural da cidade, que foi recuperado pela Câmara Municipal de Castelo Branco.
A mostra de fotografia é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 18, mas na véspera decorrerá uma mesa redonda, que vai juntar o autor e outros convidados na biblioteca municipal da cidade.

A exposição "Operações Especiais" consiste em quatro séries de fotografias, nomeadamente "Desconhecimento Imediato", "Pinocchio", "Não Tem que me Contar Seja o que For" e "Condição Humana".
Jorge Molder explica que os trabalhos retratam o épico do herói anónimo, que não tem as características que são atribuídas a um herói.
"A aventura dele é a aventura da vida, é a aventura de todos nós. Ele é o personagem que somos nós todos", referiu o autor na apresentação.

Vanda Guerreiro, a comissária da exposição, destacou a coragem de trazer uma exposição como esta a uma cidade do interior como Castelo Branco, afirmando que com esse passo se ajudou a destruir as barreiras que separam o litoral do interior.
Em relação ao espaço dos antigos CTT, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco explica que o mesmo não vai ter uma utilização específica.
"Vai ser um espaço polivalente, ligado à cultura ou a outras actividades que a câmara possa fazer", referiu o autarca Joaquim Morão.

Exposição de Ilustração Científica - MARCOS OLIVEIRA

Exposição de Ilustração Científica - MARCOS OLIVEIRA

A Magia da Polaroid - colecção Raul Cunca

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior apresenta a exposição "A Magia da Polaroid - colecção Raul Cunca", entre 19 Fevereiro a 31 Março, como informa a direcção da instituição.

Amostra apresenta a colecção particular de Polaroids de Raul Cunca, representativa do percurso do design industrial norte-americano, entre as décadas de 40 do século XX e a primeira década do século XXI.

"É apresentada uma rara colecção de 60 modelos de máquinas fotográfica instantâneas Polaroid, representativas da empresa, entre 1948, ano da produção da primeira Polaroid, e 2010, aquando do lançamento da primeira máquina instantânea digital", referem os responsáveis do Museu.

Os exemplares que constituem a colecção celebram a memória da invenção da fotografia instantânea da autoria do cientista americano Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation e exemplo paradigmático do espírito empreendedor numa associação entre as invenções e a massificação industrial.

Alguns destes exemplares de máquinas foram concebidos pelos pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss, Albrecht Goertz, entre outros. Outros modelos são também representativos do design industrial contemporâneo com projectos liderados pelo gabinete IDEO.

Anne Frank: uma história para hoje

Exposição de Fotografia “Anne Frank: uma história para hoje” Anne FrankExposição de Fotografia “Anne Frank: uma história para hoje”
Vem conhecer melhor a vida de Anne Frank... uma vida de coragem e de solidão, na 2ª Grande Guerra.
Educação e Formação Data: 11-03-2011 a 27-03-2011 Agenda: Regional Região: Centro Distrito: Castelo Branco Município: Castelo Branco Local: Direcção Regional do Centro do IPJ em CAstel Branco Promotor: Projecto “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente” | Direcção Regional do Centro do IPJ | Universidade do Porto | Anne Frank House | Centro UNESCO Educação para Todos de Castelo Branco Contactos: Tel. 272 348 000 | E-mail: ipj.cbranco@ipj.pt Url:  http://direitoshumanos.up.pt/

Descrição

Vai estar patente na Direcção Regional do Centro do IPJ de Castelo Branco, entre 11 e 27 de Março de 2011, exposição “Anne Frank: uma história para hoje”.
A exposição é inaugurada no dia 11 de Março às 10h30, seguindo-se uma tertúlia  subordinada ao tema “Anne Frank sem medo da solidão” e que terá como prelector o Prof. Dr. José Pires.


A exposição, patente no ano transacto em mais de 150 cidades em todo mundo, dirige-se a quem não teve oportunidade de ainda realizar uma visita ao Museu Anne Frank House em Amesterdão.
É constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank. Nela se narra a vida de Anne tendo como pano de fundo a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto.

Sabe mais em http://direitoshumanos.up.pt/ ou no anexo e não deixes de vir ao IPJ de Castelo Branco conhecer uma história de solidão e coragem... a história da jovem Anne Frank.