sábado, 12 de março de 2011

A Magia da Polaroid - colecção Raul Cunca

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior apresenta a exposição "A Magia da Polaroid - colecção Raul Cunca", entre 19 Fevereiro a 31 Março, como informa a direcção da instituição.

Amostra apresenta a colecção particular de Polaroids de Raul Cunca, representativa do percurso do design industrial norte-americano, entre as décadas de 40 do século XX e a primeira década do século XXI.

"É apresentada uma rara colecção de 60 modelos de máquinas fotográfica instantâneas Polaroid, representativas da empresa, entre 1948, ano da produção da primeira Polaroid, e 2010, aquando do lançamento da primeira máquina instantânea digital", referem os responsáveis do Museu.

Os exemplares que constituem a colecção celebram a memória da invenção da fotografia instantânea da autoria do cientista americano Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation e exemplo paradigmático do espírito empreendedor numa associação entre as invenções e a massificação industrial.

Alguns destes exemplares de máquinas foram concebidos pelos pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss, Albrecht Goertz, entre outros. Outros modelos são também representativos do design industrial contemporâneo com projectos liderados pelo gabinete IDEO.

Sem comentários:

Enviar um comentário